Fazer exercício físico na gravidez. Sim ou não?

O exercício físico durante a gravidez é benéfico para a mulher. Tanto para ajudar a controlar o peso, como para melhorar a resistência e saúde da mulher e do bebé.

exercício física na gravidez

Dois recentes estudos comprovam esta afirmação. Um destes artigos garante que o exercício previne o excesso de peso no bebé e outro que indica que o risco de diabetes diminui nas grávidas que se mantêm activas.

A prática de exercício físico durante a gravidez é especialmente comum entre as mulheres que já seguiam uma rotina de treino antes do período de gestação. Apesar deste benefícios, têm de ser estabelecidos limites. É necessário ter moderação.

Tal como indica a Organização Mundial da Saúde (OMS), durante o período de gestação e no pós parto, é recomendado que as mulheres pratiquem 150 minutos de actividade física por semana. Reforça ainda, que a intensidade e o tempo de treino da actividade física depende de caso para caso devendo ser recomendados por um especialista.

O tipo de actividade a fazer também depende de mulher para mulher, no entanto, mesmo com um ‘barrigão ‘ é possível fazer cardio, por exemplo. Segundo o Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia, as actividades mais recomendadas para as grávidas são caminhada, natação, ciclismo estático, yoga e pilates.

Quanto ao batimento cardíaco, este pode ser mais acelerado nas grávidas com gestações saudáveis, livres de contra-indicações e que já eram adeptas do fitness anteriormente à gravidez.
De qualquer das formas atenção aos seguintes sintomas: falta de ar, tontura ou exaustão. Se, e sempre que algum destes sintomas se revele, é aconselhada a diminuição da actividade física.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *